PDCA – Ciclo – Melhoria contínua (Ciclo de Deming)

Olá, em muitas aulas que fiz e diversos na área de TI sempre esteve presente o conceito de melhoria contínua,  um modelo de clico de melhoria muito bom e extremamente utilizado é o cliclo de Deming. Utilizado em muitos frameworks de TI o PDCA é simples e eficaz, a sigla significa Plan Do Check Act em português, Planejar, Fazer (Executar), Checar(Verificar) e Agir (Melhorar).

itil-pdca

As etapas desse ciclo está presente no ITIL(Gerenciamento de serviços de TI) , COBIT 5 (GAvernaça de TI), ISO/IEC 27001 (Segurança da Informação) e outros. De forma breve vou explicar cada uma das etapas:

1 – Plan -> Planejar um serviço ou uma atividade, analisar a situação e ou os ativos disponíveis. Agendar, comunicar as partes envolvidas/interessadas, definir quais serão as métricas para posterior análise. Avaliar o impacto e criar um plano de ação para algo negativo que ocorra em algo crítico.

2 – Do -> Esta fase consiste em colocar em produção o planejado conforme os procedimentos definidos

3 – Check -> A verificação é responsável para analisar os resultados, coletar os dados e os transformar em informação. Verificar os pontos fortes e fracos, quais foram os problemas? Quais são os pontos de dor? Quais são as oportunidades de melhoria?

4 – Act -> Rever quais pontos devem e como devem ser melhorados, aplicando a melhoria contínua.

Esse ciclo se repete quantas vezes forem necessárias, dessa forma em nosso trabalho escrevemos muitas instruções de trabalho, procedimentos e diretrizes para documentar o que pode/deve e não pode/deve ser feito. Esses documentos devem seguir alguns passos simples para garantir que seja usado e tenha eficácia.

Por exemplo: Um documento deve ser escrito de forma que até pessoas que não tenham o conhecimento específico consiga executar a tarefa, tomar cuidado com linguagem técnica, e sempre sempre sempre revisar os documentos (cada documento tem sua importância e deve ser atualizado de acordo com sua categoria), de acordo com a categoria de cada um ser disponibilizado de forma que todos sempre tenham acesso à última atualização.

Esse exemplo que dei é uma aplicação do PDCA, pois um documento foi escrito com alguma finalidade, alinhado com as partes interessadas do seu conteúdo, foi redigido seguindo as regras básicas para o sucesso, foi realizado uma verificação se é fácil de entender e se quem o segue consegue alcançar o objetivo, em um determinado período é realizado uma verificação se ainda é aplicável e caso haja algum ponto a ser alterado, a alteração é feita e passa por todas as fases novamente.

Esse conceito é muito forte em ITIL e em Segurança da Informação vale a pena se aprofundar, se quiser alguma indicação de livros e/ou discutir o assunto estou à disposição para a melhoria contínua.

Grande abraço!

Wellington Rogati

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