Jogos sérios – Inovando o jeito de aprender com Jan Struit

Jogos sérios – Inovando o jeito de aprender com Jan Struit

Jogos sérios (Games serious)

O Jogos sérios é um conceito que traz a utilização de jogos para a educação, diferente do que nós conhecemos com os jogos para entretenimento.

Exemplos

Jogos que ensinam você a aprender a pilotar um avião, dirigir um carro, fazer um curso que só poderia ser feito de forma presencial, a tecnologia traz a sensação de realidade e evita que o treinamento de muitas funções seja feito com grandes riscos. Esses jogos podem auxiliar na educação infantil na execução de exercícios.

Mercado

Ainda os jogos sérios são desenvolvidos por empresas pequenas, mas tem grande potencial de crescimento, por exemplo na Holanda o mercado de jogos sérios estão com a fatia maior do que os jogos de entretenimento.

 

Desenvolvimento

Esse tipo de jogo traz uma interação dinâmica para o usuário, e nesse caso utiliza tecnologia inteligente.  É necessário matemáticos, cientistas e profissionais de diversas áreas para que a interação com o usuário tenha a sensação de diversão com foco em aprendizado.

Dificuldades

É muito complicado atualizar os jogos pois eles acompanham os detalhes da realidade e o mundo real muda constantemente. A mudanças culturais dentro de um país ou entre países dificultam o desenvolvimento.

Em relação aos jogos de entretenimento o alcance dos jogos sérios é menor, não é tão simples sua escalabilidade. O volume de vendas ainda é baixo e o custo é alto, pois as vendas são realizadas pessoalmente pois o marketing de massa não funciona para esse mercado.

No final do evento conversei com Jan Struit e esse tipo de desenvolvimento de jogos ainda é muito pequeno no Brasil. Tomara que haja incentivo desse tipo de desenvolvimento aqui, creio que será muito benéfico para a sociedade em geral.

Jogos sérios CPBR8

Leave a Reply