Frameworks de TI (ITIL, COBIT, ISO 27001), boas práticas, normas, certificações…

Olá pessoal, nesse artigo vou mostrar um pouco dos frameworks de ti  ITIL, COBIT, ISO 27001.

Creio que dos cursos e pesquisas que fiz o que me trouxe maior relevância foi oCOBIT 5, onde agrega vários aspectos de TI relacionado à GOVERNANÇA, nesse framework foi elaborado um conjunto de assuntos e práticas que dão uma visão ampla sobre governança e define os importantes papeis que os outros frameworks por exemplo o ITIL tem dentro da governança.

No curso que tive a oportunidade de fazer a Training SP, eu e meus colegas de curso fomos instigados à exercitar os conceitos, técnicas de abordagem em cases criados em aula simulando uma situação real no mundo corporativo que está a cada dia mais competitivo. Recomendo a todo profissional de TI que não se contenta em ficar apenas no campo do conhecimento técnico da área a fazer esse tipo de curso e buscar certificação que é muito reconhecida hoje no mercado de trabalho.

ITIL

Sobre o ITIL, também tive a oportunidade de fazer um curso de ITIL V3 2011 Fundations na Training e recomendo para qualquer profissional que trabalha envolvido principalmente em ambiente de helpdesk, mas para outras áreas é muito interessante o conteúdo da ITIL. Vi o como é importante a interação entre o negócio da empresa com as áreas de suporte e como as circunstâncias de cada negócio tornam particular a gerência dos serviços de TI.
Gerir fica muito mais fácil quando temos um padrão, acordos de nível de serviço, procedimentos e processos a serem seguidos, isso garante que o serviço possa ser medido e que a Melhoria contínua flua da melhor maneira possível.

ISO 27001 Por fim a ISO 27001, fantástico framework de segurança da informação, onde são apresentados de forma clara os pontos fundamentais para se garantir a segurança da informação. Vale a pena se aprofundar no assunto.

Finalizando, hoje recém formado em Bacharelado de Ciências da Computação vejo que os bons e importantes conselhos dos meus professores estão fazendo a diferença na minha carreira profissional. Recomendo cursos de preparação para certificação, leitura de livros específicos do assunto que ajudam muito no aprendizado e é claro aprender a lingua inglesa que faz uma grande diferença quando falamos de certificação e no mercado de trabalho de  maneira geral.

Grande abraço a todos!
Wellington Rogati

Leave a Reply